domingo, 21 de setembro de 2014

Tagliata com Tomates Cereja

Gente, essa Nigella é destruidora mesmo. Ela consegue pegar um bife e transformar numa receita de ficar babando. A receita de Tagliata dela é ideal para quem não sabe muito bem fazer carne (eu!). Bem, Tagliata nada mais é do que uma carne cortada em tiras grossas. Frescura de cozinheiro ou não, esse prato merece destaque no tudolindonacozinha, porque é fácil de fazer e fica incrivelmente delicioso.

  • 400 g de filé mignon (ou um corte de carne que fique macio)
  • 150 g de tomates cereja
  • 1/2 xic de azeite
  • 2 col sopa de vinagre de vinho tinto
  • 1 col sopa de orégano
  • 1 col sopa de pimenta calabresa
  • Sal e pimenta a gosto
Pegue sua carne e sele na grelha ou frigideira bem quente. A carne deve ficar assada por fora e mal passada por dentro. Enquanto os primeiros bifes vão selando, misture em um marinex o azeite, vinagre, orégano e pimenta calabresa. Esse será o "marinado" em que o bife ficará depois de selado. Deixe os bifes nesse marinado por 2 minutos, depois vire-os e deixe por mais 2 minutos. Em seguida retire e corte-os em tiras largas. Tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.

Para ficar com um sabor bem diferente, pegue os tomates cereja, corte-os ao meio e deixe-os descansando no molho. Isso vai fazer com que os sucos da carne e dos tomates se misturem. Combinação perfeita. Depois é só espalhar os tomates com a carne e jogar o molhinho por cima de tudo. Simples, né? Uma dica que também vale a pena seguir é misturar o suquinho que fica no marinex com uma colher de sopa de iogurte natural. Fica um molho perfeito pra salada!

Pra acompanhar, basta um arrozinho branco ou uma massa no alho e óleo. Que tal fazer pro almoço de hoje? 

Depois me conta como ficou, ok? Ah, não esquece de comentar, acompanhar nosso instagram, twitter e facebook ok? Xero!!!

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Fusilli Integral com Molho de Tomate Italiano e Manjericão

Tenho certeza que você já ouviu a frase "menos é mais". Não tem melhor frase que descreva a receita que trouxe para vocês hoje. Com basicamente 4 ingredientes, você prepara uma receita digna de um jantar romântico, ou de família ou pra matar sua vontade de comer massa. É uma receita light, vegetariana e vegana (se você dispensar o queijo ralado por cima). Tá afim de aprender? Vamos lá:
  • 300 g de tomate tipo italiano (é um mais compridinho com menor acidez)
  • Meio maço de manjericão fresco
  • 2 xic de azeite extra virgem (use um bom azeite, com baixa acidez)
  • 2 xic de fusilli integral (ou use o que você mais preferir, tanto faz mesmo).
  • 1 pitada de sal
Em uma travessa, coloque os tomates lavados, junto com 1 xícara do azeite e o manjericão, cortado com o auxílio de uma tesoura (como na foto ao lado). Mexa bem para que todos os tomates tenham bastante azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 30 minutos. Retire a travessa e esmague os tomates com a ajuda de um fouet ou alguma outra coisa. Não precisa transformar o tomate em polpa, apenas desmanchar um pouco, porque você vai querer sentir os pedaços de tomate nesse molho lindo. Devolva ao forno enquanto cozinha o fusilli. O cheiro delicioso desse molho já deverá ter empestado sua casa nessa hora.
Cozinhe o macarrão, de preferência al dente, conforme ensinei nesse post aqui. Depois é só escorrer a massa, passar o molho de tomate para um recipiente mais adequado para molhos, acertar o sal ao seu gosto e servir por cima da massa. Pra ficar pior, rala um bom queijo parmesão em cima do molho. Pronto, um macarrão digno para chamar de seu.


Ideia super linda, fácil e gostosa, não é? Essa eu aprendi com o grande mestre-filósofo da gastronomia, Fernando Barroso, com quem tive aula na pós-graduação em Gastronomia. Pecado não dividir essa receita com vocês, não é? Depois vocês me agradecem...

Xero e até a próxima leitores lindos desse blog!

Rendimento: 2 pessoas
Tempo de Preparo: 45 minutos