domingo, 28 de dezembro de 2014

Super Fácil: Petit Gateau de Doce de Leite

Sabe quando você vai no seu restaurante preferido, pede a entrada mas já tá pensando naquela sobremesa maravilhosa? Esse sou eu. Olho primeiro o cardápio das sobremesas, depois penso no resto. Costumo dizer que mesmo estando satisfeito com a refeição principal, sempre tem um espaço para o doce. Acho que devo ter um estômago dedicado somente aos doces. 

É com esse pensamento que trago pra vocês uma receita facílima de Petit Gateau de Doce de Leite. Conheci essa receita das mãos da talentosa Stephanie, do curso da pós, e ela me disse que havia tirado de um site, Dulce Delight. Fiquei encantando com a proposta da Raiza Costa, criadora do Dulce Delight (uma jogadinha com o nome doce de leite!). Então, fui lá e testei a receita. Confesso que já fiz três vezes, buscando um ponto ideal para meu gosto e pra trazer pra vocês algo bem fácil de fazer e explicar. Anota aí:
  • 1 ovo grande
  • 2 gemas
  • 600 g de doce de leite (prefira os mais escurinhos e pastosos)
  • 2 col de farinha de trigo sem fermento 
  • 1 pitadinha de sal
Comece untando e enfarinhando forminhas individuais de alumínio. Cuidado para não deixar muita farinha, senão fica feio no seu petit gateau (o meu ficou um pouco assim...). Junte os ovos e gemas numa batedeira (ou na mão mesmo) e bata por uns 4 minutos, até que os ovos fiquem num ponto que você mergulha o batedor na mistura, leva pro alto e fica um fio inteiro, quase que um creme leve. Depois junte o doce de leite e bata bem. Depois, ainda com a massa batendo, junte a farinha e o sal e pare de bater. Misture um pouco, até não ficar nada de farinha. 

Pegue as forminhas e preencha-as faltando um dedo para completar. Leve ao forno bem quente por 8 minutos. Dependendo do forno, 8 minutos não é suficiente, então fique sempre olhando, mas sem abrir o forno, senão desunera o bolinho. O ponto certo é quando a borda está relativamente firme e o meio ainda está relativamente mole. Difícil de explicar mesmo, mas você pode ir testando o tempo do seu forno e acertar. Aqui em casa fica uns 11 minutos. Depois é só tirar do forno, esperar esfriar um pouco, desenformar com cuidado e carinho, e servir logo em seguida, ainda quente!! Olha o resultado:


Você pode servir com um sorvete bem básico e suave. Sugiro os sabores creme, chocolate branco ou tapioca. Se quiser, também sirva com uma calda de frutas ou caramelo, que também super combina. Na foto, foi sorvete de tapioca com calda de capuccino.

Gostaram? Testa aí, que vai ficar lindo e gostoso, tenho certeza!

Xero pra vocês!

Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Risoto de Frutos do Mar...huuuum!

Oi povo lindo! Depois de umas semanas corridas de trabalho e outras de doencinhas chatas, consegui arrumar tempo pra compartilhar mais uma receita com vocês!


Uma das maiores e melhores alegrias culinaristicas que tive nos últimos meses foi aprender como se cozinha frutos do mar. Camarão, lula e polvo, para ser mais específico. Meu camarão sempre ficava pequeno e borrachudo, a lula ficava dura e o polvo me dava medo só de pensar como que cozinhava aquilo. Passado o medo, conhecimentos adquiridos, surgiu a receita de Risoto de Frutos do Mar, super saudável e gostosa de fazer. Não vou dizer que é fácil, porque não é, mas seguindo os passos abaixo, você consegue!
  • 1 xícara de arroz arbóreo (próprio para risoto)
  • ½ cebola branca bem picadinha
  • ½ xic de azeite
  • ½ xic de vinho branco seco
  • 1 litro do caldo da casca dos camarões e legumes (um caldo básico, com cebola, cenoura, salsão, coentro e as cascas e cabeças do camarão. Ferve tudo, depois côa, acerta o sal e a pimenta. Não use caldo pronto, porque é pecado e Deus está vendo!)
  • 1 pacotinho de 100g de lulas em argola
  • 100 g de polvo (prefira o fresco! Cozinhe na panela de pressão com sal e uma folhinha de louro por 5 minutos, depois corta os pedacinhos e usa como ingrediente).
  • 200 g de camarão (dê preferência aos frescos, sem casca, sem cabeça e devenados, ou seja, sem aquela tripinha que fica na parte de cima)
  • 1 col sopa de manteiga
  • Cebolinha ou salsinha picada para decorar

O preparo envolve uma série de mini-passos, mas é só seguir aqui que você não se perde. Então, comece temperando os frutos do mar com sal, pimenta e um pouquinho de limão, se quiser, separadamente. Os frutos do mar têm tempo de pré-cozimento diferente. Refogue cada tipo com metade do azeite e reserve-os. Lembre-se que é apenas para que eles peguem uma corzinha, para que não fiquem mais transparentes. Se você cozinhar muito, eles ficarão borrachudos. 1 ou 2 minutos é o suficiente.

Noutra panela, uma relativamente grande que caiba o risoto, refogue a cebola no restante do azeite até ela ficar meio transparente. Acrescente o arroz e refogue um pouco. Junte o vinho, mexa bem e deixe-o evaporar. Agora começa o ritual de todo risoto: acrescente aos poucos o caldo de frutos do mar com legumes que você fez. Esse caldo dará a maior parte do gosto no seu risoto, então experimente antes de juntar ao arroz. Quando estiver quase no ponto, com o arroz ainda al dente, adicione os frutos do mar. Mexa um pouco, desligue o fogo e acrescente a colher de manteiga, pro seu risoto ficar ainda mais gostoso e com um brilho perfeito. Pronto! Agora é colocar num prato bem chique, salpicar a cebolinha ou salsinha e servir, ainda quente! Curtiram né? Especial para vocês! Xero e até mais!

Rendimento: 2 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos