quinta-feira, 17 de novembro de 2016

A simplicidade de um delicioso Omelete de Atum e Castanhas

AHA! Pensou que eu tinha abandonado o blog? NEVAH! Andei repensando coisas, revendo receitas e me perguntando qual seria a melhor maneira de trazer coisas bonitas e gostosas para vocês. É bem verdade que hoje existe um mundo de sites e grupos que postam vídeos no Facebook com receitas ótimas e fáceis, assim como é a proposta do TLNC. Então porque continuar, Tio Paulo? Porque eu quero levar para vocês a simplicidade de uma boa comida, com uma receita que dá pra fazer de verdade, pode imprimir e de quebrar instigar você leitor a imaginar como fazer para dar seu toque na receita, do seu jeitinho, mudando um ingrediente aqui e outro acolá. É esse o propósito desse blog. E não tem nenhum outro igual!

Nesse clima de simplicidade e gostosura, quis trazer para vocês a receita que acho mais simples de se fazer e mais gostosa - o omelete. De queijo, de frango, de legumes, de sardinha. São várias opções, mas uma se tornou presente em minhas noites de comidinhas mais saudáveis - o Omelete de Atum. De quebra, ainda vou te dar umas dicas valiosas de como fazer um omelete perfeito! 

Copia, imprime, compartilha, anota, faz o que quiser, mas não deixa de fazer essa delícia. 
  • 2 claras e 1 gema
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 col sopa de farelo de aveia
  • 1 punhadinho de coentro bem picadinho
  • 1 col chá de estragão
  • 1 col chá de páprica picante
  • 1 col sopa de queijo parmesão ralado grosso (não coloca aqueles de pacotinho! compra um pedaço e rala na hora. É outra qualidade de vida!)
  • 80 g de atum ralado sem óleo
  • 5 castanhas picadas
  • Azeite, ghee ou óleo de coco para untar a frigideira

Bata muito bem as claras e a gema, já com o sal e a pimenta, até formar uma espuma grossa (aproximadamente 2 minutos), pois isso ajuda a deixar o omelete firme e esponjoso. Adicione a aveia e bata mais. A aveia da uma textura mais bacana pro omelete. Adicione o coentro e os temperos (pode mudar a seu gosto, tá? O estragão e a páprica são sugestões que combinam bastante com o atum). Aqueça uma frigideira de 20cm com o azeite, despeje essa mistura dos ovos e temperos e espere dourar dos lados, até soltar com facilidade. Recheie o omelete com o queijo ralado e o atum , espalhando-os bem em uma das metades da massa. Dobre com cuidado ao meio e deixe fritar por mais 1 minutinho. Depois vire e apague o fogo da frigideira. Sirva em seguida.


Simples né? E ainda é gostoso! Lembrando que esses temperos são minha sugestão para o omelete de atum, mas você pode colocar o que quiser. Vá experimentando. Seu paladar agradece!

Até a próxima (em breve!). Xero!

Tempo de Preparo - 10 minutos
Serve 1 pessoa

domingo, 17 de julho de 2016

Batatas Anna

Não sei se existe coisa mais versátil na cozinha do que batatas. Viram purê, podem ser fritas, assadas, cozidas, servem de base pro creme de galinha, para massa de pães e biscoitos, inclusive doces! E eu sou maluco por batatas! É tanta coisa pra se fazer com batatas que no curso de cozinheiro tivemos 1 semana dedicada somente a pratos com batatas. Na sexta-feira já estava todo mundo com cara (e corpo) de batata!

De todos os pratos elaborados e criativos com batatas, tem um muito simples e maravilhoso que me conquistou e que resolvi trazer hoje para vocês. Se trata de um laminado de batatas assado e finalizado na manteiga, que leva pouquíssimos ingredientes e faz um sucesso danado. Se prepare que hoje você vai aprender a fazer o clássico Batatas Anna! Os ingredientes são:

  • Aproximadamente 300g de batatas inglesas (se você achar as batatas asterix, que possuem casca roxa/avermelhada será ideal, porque elas possuem menos amido do que a inglesa e o prato fica mais saboroso)
  • 3 ovos batidos levemente
  • 150g de queijo ralado (prefira os mais leves, como coalho ou minas)
  • 100g de manteiga clarificada (derreta a manteiga e retire a espuma branca que fica por cima)
  • Sal e pimenta branca a gosto
  • Salsinha para decorar
Inicie lavando e escovando bem as batatas para retirar todas as impurezas. Em seguida corte em rodelas bem fininhas. Aqui é o segredo do prato: se você não cortar as batatas em rodelas bem finas, o prato vai ficar com uma textura estranha, de batata crua. Em um refratário retangular, bata os ovos, tempere com sal e pimenta branca e despeje as rodelas de batata. Em um aro ou frigideira de ferro de 15 cm, pincele generosamente com a manteiga clarificada, organize camadas de batatas intercalando com um pouco de queijo ralado e manteiga até o topo, terminando com uma camada de batatas. É importante pressionar as batatas de vez em quando, para a estrutura permanecer firme durante a cocção. Depois do prato montado, regue com o restante da manteiga e leve ao forno por 30 minutos a 220º C. 

Em seguida, com muito cuidado para não desmanchar, vire o aro numa frigideira e doure a parte inferior e superior do laminado de batatas em manteiga. Depois é só decorar com salsinha e servir ainda quente, Olha o resultado, que lindeza:


Simples de fazer, deliciosa de comer e inesquecível. Aqui em casa eu servi com um filé alto e um molho de queijo. Vocês não tem noção de como ficou PERFEITO!!!

Até a próxima e continuem curtindo e se deliciando com o blog mais lindo sobre cozinha! Xero!

domingo, 3 de abril de 2016

Mousse Galak

É isso mesmo que você leu. MOUSSE GALAK. Um lindo e delicado mousse do melhor chocolate branco que existe (em minha humilde opinião, sem nenhum mercham pra Nestlé).

Fiz essa receita com base em um vídeo que vi no TasteMade (que acho uma das melhores coisas que existem no facebook). Fiz, adaptei a receita para meu gosto e servi para uns amigos. Talvez seja o melhor mousse que você vai comer na vida. Anota aí a receita:

  • 2 gemas
  • 4 col sopa açúcar refinado
  • 180 g chocolate branco
  • 180 g de creme de leite fresco
  • 2 claras em neve
  • 1 col chá de extrato de baunilha
  • raspas de chocolate branco para decorar
Comece o preparo batendo as gemas (peneiradas!) com o açúcar refinado, até ficar bem clarinho. Derreta o chocolate branco no microondas ou no banho maria. Se for no microondas, coloque de 30 em 30 segundos e sempre mexa no intervalo, para não queimar e desunerar o bixin. 

Bata o creme de leite em ponto de chantily firme. Misture com as gemas, açúcar e chocolate branco, já misturados. Essa combinação deve dar um creme liso e homogêneo. O ideal é usar um fouet. 

A última etapa é bater as caras em neve. Sempre junto umas 3 gotinhas de limão e 1 pitada de sal, porque ajuda a tirar  o cheiro de ovo e deixa mais firme. Dica do lindo aqui =*.

Depois incorpora as claras em neve ao creme, coloca em forminhas, ramequins ou tigelinhas e leva à geladeira por 3 horas. Antes de servir, raspe chocolate branco (ou amargo) por cima e sirva. Olha que lindeza:

Tem como ficar ruim? NÃO! Cuidado pra não fazer muito e comer tudo sozinho, porque esse bixim é beeeem calórico, ok?

Xero e até a próxima!

sábado, 2 de abril de 2016

Pão de Batata

Aeeeeee! Que saudades que eu tava de trocar receitas com os lindos seguidores do blog! Para compensar, serão 2 receitas num só findi, que é pra encher logo os olhos e, porque não, a barriga também! A receita de hoje é o simples e inigualável Pão de Batata!

Essa receita aprendi com um amigo lindo que já me ensinou a fazer 2 vezes (MERCI, B!)! Não que seja difícil, mas dá um trabalhinho danado. Garanto pra vocês que o resultado compensa demais! Vamos à receita?
  • 4 batatas médias cozidas
  • 40 g de fermento biológico seco
  • 100 ml de água
  • 1 lata de leite condensado
  • 200 ml de óleo
  • 2 col sopa de sal
  • 4 ovos
  • 14 col sopa de açúcar refinado
  • 1 kg de farinha de trigo (e talvez mais um pouco, dependendo do ponto da massa)
  • 1 col chá de bicarbonato de sódio
Corte as batatas e leve para cozinhar até que fiquem molinhas. Descasque-as, esprema-as e reserve. Enqunto a batata cozinha, prepare o fermento biológico, acrescentando 2 col sopa de leite morno, 1/2 col sopa de açúcar e uma pitadinha de sal. Reserve e deixe-o reagindo, até virar uma espuma.

Em um liquidificador, juntes todos os ingredientes, com exceção da farinha de trigo e do bicarbonato, que devem ser misturados e peneirados. Bata os líquidos por aproximadamente 2 minutos, até que fique homogêneo. Depois é colocar num bowl e ir acrescentando a farinha. Agora segura o forninho aí, que o ponto do pão é o mais importante!

Acrescente primeiro 500g da farinha, depois mais 300g e vá sovando. A massa deve ficar num ponto mole, mas soltando das mãos. Acrescente pouca farinha à medida que vai sovando a massa. Ela vai grudar na bancada e você vai pensar que não vai dar certo. Mas vai. Fé e força é tudo o que você vai precisar durante os 10 minutos que a massa deverá ser sovada. Quando começar a soltar da mão, vem o truque do óleo. Unte as mãos com óleo vegetal e sove a massa bem, até que fique bem maleável, sem grudar na bancada e na sua mão. Depois desse exercício, é hora de você e a massa descansarem, por no mínimo 1 hora. 

O ideal é deixar descansando em local escuro e um pouco quente. Aqui em casa eu ascendo o forno por 1 minutinho, apago e coloco a massa lá. Outra coisa: divida a massa em 3 ou 4 partes, no formato de bolas, em recipientes diferentes, porque elas vão crescer MUITO! 

Depois da hora de descanso, sove novamente, modele como quiser e deixe descansar por mais uns 30 minutos. Antes de ir ao forno, pincele os pãezinhos com gema batida e cubra com algo de sua preferência (côco, queijo ralado, ervas, confeitos, frutas cristalizadas, chocolate...). Leve ao forno médio até dourar. A última vez que fiz foi com a turma do curso de cozinheiro e o resultado foi esse (uma parte dele):

Parece muita massa, mas acredite, não vai dar nem pros cotós, quem dirá pros de rabo (ditado que minha vózinha usa até hoje quando a comida é muito boa e acaba logo). 

É isso! Amanhã tem mais uma delícia, mais simples e engordativa que esse pão PERFEITO de batata.
Xero!

sábado, 23 de janeiro de 2016

Risoto Fácil de Frango

Agora não vale mais dizer que não saber fazer nada na cozinha, porque esse risoto que eu trouxe para vocês está entre as coisas mais fáceis da cozinha do dia-a-dia. Tá bem? Então tá bem.
Risoto é um verdadeiro coringa. Serve como almoço, jantar, para uma pessoa, para um batalhão e todo mundo gosta. Não precisa de muito para que ele fique gostoso. Pode ser acompanhado por uma saladinha, batata palha ou sozinho mesmo. Respeitando as regras básica, você vai conseguir fazer risoto de basicamente qualquer coisa. Vamos com o tio, aprender a fazer Risoto de Frango?
  • 500 g de peito de frango
  • 1 cebola cortada em 4
  • 1 cenoura cortada em pedaços grandes
  • 1 talo de salsão ou alho poró, cortado em pedaços grandes
  • 1 tomate cortado em 4, sem sementes
  • 3 dentes de alho amassados
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Temperos extras a gosto - páprica, orégano, açafrão, pimenta (tudo ou alguns, mas em pequena quantidade)
  • 500 ml de água
  • 1/2 cebola ralada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 xic de arroz arbóreo
  • 1 xic de vinho branco
  • 1 col sopa de manteiga com sal
  • Salsinha para decorar
Sem segredos, coloque um fiozinho de azeite ou óleo em uma panela grande, coloque os vegetais e refogue um pouco. Em seguida coloque o frango cortado em pedaços grandes, adicione os temperos e deixe o frango cozinhar. Depois de cozido, retire-o e deixe esfriando para poder desfiar ou processar. Experimente o caldo da panela e veja se está bom de sal. Se estiver muito salgado, adicione mais água e uma batata para diminuir um pouco. Se faltar sal, acerte a seu gosto. É esse caldo que vai dar o sabor do teu risoto. Coe o caldo e reserve.

Em uma outra panela, refogue um pouco de cebola e alho no fio de azeite. Adicione o arroz, mexa-o bem e adicione o vinho branco. Espere evaporar, adicione o frango desfiado e em seguida comece o processo de cozimento do arroz. Adicione 2 conchas do caldo de frango por vez e misture constantemente. Quando estiver quase seco, coloque mais 2 conchas, e assim por diante. Não necessariamente você deverá utilizar todo o caldo do cozimento. Quando o arroz estiver cozido al dente, ele estará pronto. Desligue o fogo, coloque a manteiga e mexa bem. Prontinho.


Com essa receita básica, você pode fazer risoto de camarão, de limão, de filé, de queijo. Lembre-se sempre das seguintes regras:
  1. Use arroz arbóreo
  2. Cozinhe com um caldo saborizado
  3. Não cozinhe o arroz por muito tempo, senão vira uma papa.
  4. Finalize com a manteiga, para dar brilho, cremosidade e sabor.
Não tem como ficar ruim gente. Se quiser outras receitas de Risoto, o Tudo Lindo na Cozinha tem 2 receitas prontinhas para você: Risoto de Alho Poró e Ervilhas, Risoto de Frutos do Mar, Risoto de Queijo e o tradicional Risoto de Camarão

Um xero e até a próxima!