Tem dias em que tudo o que a gente quer é comer um mega sanduíche, bem gordo, com uma carne deliciosa, queijo derretido e uma salada pra quebrar um pouco essa gordice. Eu, particularmente, gosto da carne de hambúrguer bem alta, diferente daquelas que compramos no mercantil, congelada, cheia de sódio e condimentos. Uma saída saudável (isso mesmo!) é fazer o hambúrguer em casa. Dá até pra congelar! Olha só que moleza:
- 400 g de carne moída (prefira carnes de qualidade, tipo coxão mole ou filé)
- 10 cream crackers
- 1 ovo grande
- 1 col sopa de mostarda
- 1 col chá de queijo parmesão ralado
- 1 punhado de salsa, salsinha ou cebolinha (ou tudo junto!) bem picadinho
- 1 col chá de alho em flocos
- 1 col chá de pimenta calabresa
- Sal e pimenta do reino a gosto
Pra começo de conversa, certifique-se de que a carne está descongelada. Coloque-a num recipiente grande. Triture as cream crackers no processador ou com a ajuda de um pano de prato (embrulhe e esmague com um martelo de carne). Junte as bolachas à carne, junto com o ovo e os demais ingredientes. Misture bem até que vire um bolo de modelar. Separe em pedacinhos e vá moldando no formato de hambúrguer, tipo assim:
Depois você já pode preparar ou congelar. Para congelar, enrole os seus hambúrgueres em um papel filme e congele. Dura uns 15 dias, tranquilo. Só cuidado para na hora de preparar o hambúrguer congelado, faça uns furinhos nele quando estiver na frigideira, use a tampa para facilitar o cozimento por completo. Eu sempre prefiro passar o hambúrguer numa frigideira antiaderente, bem quente e com um fiozinho de azeite. Depois é só servir conforme sua preferência.
Curtiram? Essa receita também entra na lista do basicão da nossa cozinha, viu?. Experimenta, você não vai se arrepender! Xero e até a próxima!
Rendimento: 6 a 8 hambúrgueres.
Tempo de Preparo: 15 a 20 minutos
Essa receita é uma variação do Hambúrguer de Primeira do Jamie Oliver, no livro Revolução na Cozinha.