terça-feira, 21 de outubro de 2014

Spaghetti Cremoso com Camarão, Alho Poró e Leite de Côco

Certas receitas que invento de fazer e penso no meio do processo: "não tem nem como isso aqui ficar ruim. Até se der errado, tá certo!" É o caso desse spaghetti, que é mais uma ideia do que uma receita em si. Você mistura coisas deliciosas com outras coisas saborosas e depois é só comer. Tarefa difícil!

Como a maioria das receitas do blog, você pode substituir ingredientes similares, acrescentar temperos de sua preferência e inventar moda (também!). Então, anota a receita que fiz e adapta conforme seu sabor:

  • 400 g de camarão descascado
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 col sopa de azeite
  • 1 col sopa de manteiga
  • 1/2 cebola roxa
  • 2 dentes de alho
  • 1/2 talo de alho poró
  • 100g de cream cheese
  • 50 ml de leite de côco
  • Cebolinha e Salsinha para decorar
  • 250g de macarrão tipo spaghetti
Descasque e devene o seu camarão. Isso mesmo: de-ve-ne. Faça uma lasquinha no comprimento da parte de cima do camarão, com o auxílio de uma faca e tire aquela tripinha preta que tem dentro dele. Aquilo são as vísceras do bixinho. Dá um trabalhinho, mas contribui para o sabor e estética desse prato especificamente, vai por mim. Em seguida tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.

Numa frigideira grande e antiaderente, aqueça o azeite e a manteiga. Em fogo baixo, dê um susto no camarão. Coloque-os na frigideira, por não mais que 1 minuto, apenas para mudar que eles mudem para uma corzinha mais rosada. Se você cozinha muito ele fica borrachudo. Depois desse 1 minuto, reserve o camarão em um recipiente a parte.

Depois dessa primeira etapa, aconselho colocar logo a água pra cozinhar a massa. Quando ferver, jogue a massa e siga a orientação da embalagem. Eu prefiro a minha massa al dente, mas faça como você preferir, ok? Ah, outra dica é separar um pouco da água do cozimento do macarrão, para adicionar ao molho.

Para o molho, use a mesma frigideira em que você pré-cozinhou os camarões. Você não vai querer perder o sabor que ficou na panela, né? Aqueça mais um pouco de azeite e refogue cebola, alho e alho poró. Depois de uns 3 minutos, adicione o cream cheese, leite de côco e a água do cozimento, em fogo baixo. Espere o molho reduzir, até ficar num ponto que você goste. Depois é só jogar a massa cozida nessa frigideira, incorporar bem o molho à massa e servir em seguida. Joga um orégano ou uma cebolinha pra dar uma corzinha legal no prato. Os olhos e a barriga agradecem. Olha o resultado:
 

Juro que demora mais explicar do que fazer. É muito rápido e fácil gente, 40 minutinhos você tem um jantar digno de restaurante chique. Faz aí e me conta como ficou! Xero!

Rendimento: 2 porções (bem servidas!)
Tempo de preparo: 30 minutos

terça-feira, 7 de outubro de 2014

A melhor cocada de forno da galáxia!

Não, não é exagero. Essa cocada de forno é a melhor sobremesa de coco que comi na vida. Não sei o que mais amo nessa cocada: a simplicidade de fazê-la ou a gostosura que ela é. Olha os ingredientes:

  • 1/2 col sopa de manteiga
  • 2 ovos médios (se for muito grande, você dispensa um pouco da clara)
  • 1 xic de açúcar branco
  • 100 ml de leite de coco
  • 50 g de coco ralado (meio pacotinho. Se for ralado natural, melhor ainda!)
  • 1 lata de leite condensado (dos bons, hein?)
Bata bem, com a ajuda de um fouet, a manteiga, ovos e açúcar, até virar um creme bem liso. Depois acrescente o restante dos ingredientes, misture bem e reserve. Unte uns 6 ramequins médios com manteiga e polvilhe com açúcar. Isso vai ajudar a desenformá-los. Preencha os ramequins, faltando meio dedo pra chegar na borda. Coloque os ramequins em uma assadeira e leve-os para assar em banho-maria em fogo bem baixo. Agora vem a parte chata: você vai esperar umas 2 horas e meia a 3 horas pra que a cocada comece a ficar douradinha. Teste com uma colherzinha se a cocada ainda está muito cremosa. Se a colher sair suja, ainda pega mais cozimento. Se não, tá pronta! Ah, se não tiver ramequin, pode fazer numa travessa baixa, mas não garanto que dê o mesmo efeito pudim/cocada. Olha como fica depois de desenformado:


Essa é "A" receita do blog que você não pode deixar de fazer. TODO mundo que prova, ama. Pra acompanhar, vale até fazer um caramelo salgado, ou uma calda de alguma fruta azedinha pra quebrar o doce do pudim.

Curtiu? Espero que sim! Xero!!!

(Créditos pra professora Vivian, da pós-graduação em Gastronomia da FANOR. E um abraço mega especial pra turma da pós. Continuem acompanhando o blog!)