Não, não é exagero. Essa cocada de forno é a melhor sobremesa de coco que comi na vida. Não sei o que mais amo nessa cocada: a simplicidade de fazê-la ou a gostosura que ela é. Olha os ingredientes:
- 1/2 col sopa de manteiga
- 2 ovos médios (se for muito grande, você dispensa um pouco da clara)
- 1 xic de açúcar branco
- 100 ml de leite de coco
- 50 g de coco ralado (meio pacotinho. Se for ralado natural, melhor ainda!)
- 1 lata de leite condensado (dos bons, hein?)
Bata bem, com a ajuda de um fouet, a manteiga, ovos e açúcar, até virar um creme bem liso. Depois acrescente o restante dos ingredientes, misture bem e reserve. Unte uns 6 ramequins médios com manteiga e polvilhe com açúcar. Isso vai ajudar a desenformá-los. Preencha os ramequins, faltando meio dedo pra chegar na borda. Coloque os ramequins em uma assadeira e leve-os para assar em banho-maria em fogo bem baixo. Agora vem a parte chata: você vai esperar umas 2 horas e meia a 3 horas pra que a cocada comece a ficar douradinha. Teste com uma colherzinha se a cocada ainda está muito cremosa. Se a colher sair suja, ainda pega mais cozimento. Se não, tá pronta! Ah, se não tiver ramequin, pode fazer numa travessa baixa, mas não garanto que dê o mesmo efeito pudim/cocada. Olha como fica depois de desenformado:
Essa é "A" receita do blog que você não pode deixar de fazer. TODO mundo que prova, ama. Pra acompanhar, vale até fazer um caramelo salgado, ou uma calda de alguma fruta azedinha pra quebrar o doce do pudim.
Curtiu? Espero que sim! Xero!!!
(Créditos pra professora Vivian, da pós-graduação em Gastronomia da FANOR. E um abraço mega especial pra turma da pós. Continuem acompanhando o blog!)
Nenhum comentário :
Postar um comentário