quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Sopa Cremosa de Lentilhas

Eu não poderia deixar 2015 acabar sem compartilhar com vocês a felicidade que estou tendo em fazer o curso de Cozinheiro do SENAC. Todos os dias aprendemos novas técnicas e receitas com os professores, provamos comidas diferentes e evoluímos enquanto profissionais da cozinha. É cansativo mas vale a pena. No final de semana eu testo novamente algumas receitas, adapto e trago aqui para vocês. Ultimamente não tem dado tempo de fazer isso, mas hoje deu e a receita é providencial para Natal e Ano Novo. 

Essa Sopa Cremosa de Lentilhas foi uma das preparações que caiu na prova prática em equipe e eu me encarreguei de fazer. Ninguém botava fé que fosse ficar gostosa, nem mesmo eu. Depois de pronta, não deu pra quem quis. Ao mesmo tempo que é leve, é saborosa. Serve tanto como entrada para um jantar mais elaborado, como para um prato principal num dia de frio. Anota essa ideia e espere os elogios da família e amigos:
  • 100 g de bacon picando em cubinhos pequenos
  • 2 cebolas médias 
  • 1 cenoura em cubinhos
  • 1 talho de alho poró em fatias finas
  • 2 dentes de alho amassados
  • 200 g de lentilha
  • 600 ml de caldo de frango (pode ser feito cozinhando as aparas do frango com legumes ou se não tiver tempo, pode fazer do caldo pronto em tablete ou sachê)
  • 1 col sopa de suco de limão
  • 1 col sopa de molho de pimenta Tabasco
  • Sal e Pimenta do Reino a gosto
Frite o bacon na própria gordura em uma panela grande. Cozinhe a cebola, cenoura, alho poró e alho na gordura do bacon até ficar numa cor marrom. Adicione as lentilhas e refogue-as um pouco na mistura de gordura e vegetais e acrescente o caldo de frango em seguida. Deixe cozinhar até que as lentilhas fiquem macias, mas não muito moles. Coe a mistura, reservando o caldo e bata a parte sólida no liquidificador com metade do caldo. Essa é a parte cremosa da sopa, pois ainda vão ficar uns pedacinhos da lentilha inteiros. Vá acertando a espessura da sopa conforme seu gosto com a outra metade do caldo do cozimento. Se preferir, após bater no liquidificador, coe que a sopa fique lisa, sem nenhum pedacinho. Volte ao fogo, adicione o suco de limão, o sal e a pimenta. A sopa está pronta.


Você pode servi-la quente ou fria, em pratos, xícaras, copinhos de vidro ou potinhos. Enfeite com um pouco de creme de leite e salsinha e pronto! Sua receita será garantia de sucesso! 

O Tudo Lindo na Cozinha não ia te deixar na mão nesse Natal, né? Lembrando que existem outras receitas no blog que podem ser feitas para essa data tão especial, como a sobremesa de frutas vermelhas e calda de limão siciliano, o creme de abóbora com camarão e o croquete de batata. Todas foram testadas e aprovadas. Feliz Natal a todos os lindos e lindas que curtem e acompanham esse blog. Um xero e até a próxima!

Um comentário :