sábado, 2 de abril de 2016

Pão de Batata

Aeeeeee! Que saudades que eu tava de trocar receitas com os lindos seguidores do blog! Para compensar, serão 2 receitas num só findi, que é pra encher logo os olhos e, porque não, a barriga também! A receita de hoje é o simples e inigualável Pão de Batata!

Essa receita aprendi com um amigo lindo que já me ensinou a fazer 2 vezes (MERCI, B!)! Não que seja difícil, mas dá um trabalhinho danado. Garanto pra vocês que o resultado compensa demais! Vamos à receita?
  • 4 batatas médias cozidas
  • 40 g de fermento biológico seco
  • 100 ml de água
  • 1 lata de leite condensado
  • 200 ml de óleo
  • 2 col sopa de sal
  • 4 ovos
  • 14 col sopa de açúcar refinado
  • 1 kg de farinha de trigo (e talvez mais um pouco, dependendo do ponto da massa)
  • 1 col chá de bicarbonato de sódio
Corte as batatas e leve para cozinhar até que fiquem molinhas. Descasque-as, esprema-as e reserve. Enqunto a batata cozinha, prepare o fermento biológico, acrescentando 2 col sopa de leite morno, 1/2 col sopa de açúcar e uma pitadinha de sal. Reserve e deixe-o reagindo, até virar uma espuma.

Em um liquidificador, juntes todos os ingredientes, com exceção da farinha de trigo e do bicarbonato, que devem ser misturados e peneirados. Bata os líquidos por aproximadamente 2 minutos, até que fique homogêneo. Depois é colocar num bowl e ir acrescentando a farinha. Agora segura o forninho aí, que o ponto do pão é o mais importante!

Acrescente primeiro 500g da farinha, depois mais 300g e vá sovando. A massa deve ficar num ponto mole, mas soltando das mãos. Acrescente pouca farinha à medida que vai sovando a massa. Ela vai grudar na bancada e você vai pensar que não vai dar certo. Mas vai. Fé e força é tudo o que você vai precisar durante os 10 minutos que a massa deverá ser sovada. Quando começar a soltar da mão, vem o truque do óleo. Unte as mãos com óleo vegetal e sove a massa bem, até que fique bem maleável, sem grudar na bancada e na sua mão. Depois desse exercício, é hora de você e a massa descansarem, por no mínimo 1 hora. 

O ideal é deixar descansando em local escuro e um pouco quente. Aqui em casa eu ascendo o forno por 1 minutinho, apago e coloco a massa lá. Outra coisa: divida a massa em 3 ou 4 partes, no formato de bolas, em recipientes diferentes, porque elas vão crescer MUITO! 

Depois da hora de descanso, sove novamente, modele como quiser e deixe descansar por mais uns 30 minutos. Antes de ir ao forno, pincele os pãezinhos com gema batida e cubra com algo de sua preferência (côco, queijo ralado, ervas, confeitos, frutas cristalizadas, chocolate...). Leve ao forno médio até dourar. A última vez que fiz foi com a turma do curso de cozinheiro e o resultado foi esse (uma parte dele):

Parece muita massa, mas acredite, não vai dar nem pros cotós, quem dirá pros de rabo (ditado que minha vózinha usa até hoje quando a comida é muito boa e acaba logo). 

É isso! Amanhã tem mais uma delícia, mais simples e engordativa que esse pão PERFEITO de batata.
Xero!

Nenhum comentário :

Postar um comentário