domingo, 29 de dezembro de 2013

Carne Moída, sua linda!

Para mim, a velha e boa carne moída é um coringa na cozinha. Dá pra fazer TANTA coisa com uma bandeijinha de carne moída: hamburgueres, macarronada, lasanha, almondegas ou uma simples silveirinha (carne moída com pedaços de legumes). 

Para ampliar o nosso cardápio, peguei mais uma receita da musa Nigella e adaptei para meu gosto. Fica tão gostosa com pãezinhos de leite! Melhor ainda com tortilhas, tipo Doritos. Vamos à receita:
  • 1 talo de aipo (se não tiver, pode fazer com um talinho de cebolinha)
  • 3 dentes de alho
  • 2 cebolas pequenas (ou uma grande)
  • 100 g de bacon (sem aquela pele mais dura. Eu prefiro o defumado)
  • 1 cenoura pequena
  • 2 col de sopa de óleo vegetal
  • 1 col de sopa de açúcar mascavo (dá um gostinho mais diferente, mas se quiser usar o normal, use só meia colher de sopa mesmo)
  • 1 col de chá de pimenta caiena (Aqui vai do seu gosto também: pode colocar calabresa, tabasco dedo de moça, pimenta do reino e o que seu paladar preferir e aguentar. Só cuidado para não misturar tudo e ficar com gosto de nada, só aquele ardor chato e sem gosto. Aconselho misturar no máximo 3).
  • 300 g de carne moída (sempre uso uma carne moída no dia, de preferência colchão mole. Se estiver congelada, deixe umas 4 horas descongelando na parte de baixo da geladeira)
Junte os 5 primeiros ingredientes no multiprocessador e bata até virar uma pastinha alaranjada. Depois aqueça um pouco de óleo e jogue essa pastinha laranja na panela. Procure usar uma panela um pouco mais larga, porque ainda vai a carne e o molho! Deixe a pastinha no fogo bem baixo com a panela tampada, por uns 15 minutinhos, mexendo de vez em quando. Nesse meio tempo, você vai fazer o molho para misturar com a carne temperada:
  • 1 lata de tomates - tem no mercantil a lata com o tomate inteiro, sem pele. É tão mais prático para essa receita que eu realmente aconselho utilizar os tomates da lata. Substituições são a seu critério =* 
  • 3 col de sopa de shoyu ou molho inglês
  • 2 col de sopa de açúcar mascavo (ou 1 col de sopa do açúcar normal - é para quebrar um pouco a acidez do tomate)
  • 2 col de sopa de ketchup
Para o molho, basta jogar tudo num liquidificador e apertar o pulsar umas 4 vezes. Tá pronto! 
obs.: na receita original, pede para usar 2 colheres de sopa de uísque! Como eu não bebo, não usei, mas fique a vontade para usar seu Old Parr nessa receita ;) 

De volta para o preparo, depois de 15 minutos de fogo da pastinha laranja, junte a carne moída descongelada à panela com nosso creminho de legumes. Coloque uma pitada de sal e misture a carne com um garfo, para evitar que as bolotinhas se formem. Mexa por uns 5 minutos ou até que a carne perca a aparência de crua. 

Junte o molho que você bateu no liquidificador à panela, mexa um pouco para incorporar tudo (eu num disse que a panela tinha que ser grande, coisa linda e teimosa?). Tampe a panela, no fogo baixo e deixe nossa carne linda cozinhando por 25 minutinhos. A receita tá pronta!

Daí você pode comer com um pãozinho de leite esquentado no microondas por 30 segundos. Pode pegar aquele saco de Doritos escondido no armário e fazer uma judiação com ele: coloca numa forma, rala queijo coalho ou parmesão por cima (capriche!) e leva para o forno por uns 5 minutinhos ou até o queijo derreter. Depois é só mergulhar esse pecado no outro pecado que é a Carne Moída à moda do lindo (meu apelido carinhoso *-*).

Fácil né? Fiz hoje aqui em casa e foi sucesso! Garanto que vai ser um petisco certeiro pra roda de amigos, para uma tarde de jogos de tabuleiro ou pra comer sozinho vendo aquele seriado preferido de cozinha... Que tal? Faça e depois me conte como foi!

Xero pra vocês!

Serve 6 pessoas
Tempo de Preparo - 60 a 80 minutos

Nenhum comentário :

Postar um comentário