terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Empanados crocantes de filezinhos de frango

Não há como negar que o empanado de frango (ou nugget, como queira) é um prato universalmente simples, fácil, gostoso e amado. Achei essa receita, mais uma vez, sim, com certeza Luciana, no livro da diva Nigella. Fiz hoje para o almoço e ficou tão, mas tão macio, que resolvi passar para vocês essas dicas, que acabam nem sendo uma receita, apenas dicas de como deixar seu filezinho de frango grelhado sem graça em um prato um pouco mais, vamos dizer, com cara de comida gostosa. Vamos ao preparo?
  • 4 filezinhos de frango (pode comprar aquelas bandejinhas em escalope)
  • 250 ml de leite semidesnatado 
  • 1 col sopa de suco de limão ou vinagre de vinho branco.
  • 1 col de sopa de molho inglês ou shoyu 
Primeira parte da receita é só isso: se os seus filezinhos, já descongelados, estiverem com mais de um dedo de espessura, envolva-os com um papel filme e dá umas boas marteladas nele. Mas quando falo boas marteladas, é de cum força mesmo viu? Até o bicho quase se esbagaçar. Feito isso, coloque o frango num refratário, junto com a mistura do leite, limão ou vinagre, e o molho inglês ou shoyu. Você vai deixar os filezinhos marinando por, pelo menos, 30 minurtinhos. Se passar disso, não se preocupe. Essa "marinada" vai deixar o seu frango um absurdo de macio.

Enquanto o frango marina você vai fazer a mistura do empanado. Olha só:
  • 100 g de farinha de rosca (ou olhe as dicas abaixo)
  • 1/2 col de chá de pimenta caiena (ou outra de sua preferência ou conveniência)
  • 1 col de chá de sal
  • 1 col de chá de tomilho seco
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • Óleo para fritar (prefira canola ou milho)
Se você não tem farinha de rosca em casa, não se desespere, ainda. Se você tem um pão adormecido de 2 dias ou aquelas torradas, você tá salvo. Basta passar essas coisa aí no processador e voilà, habemus farinha de rosca. Eu prefiro até fazer assim do que comprar aquelas prontas de supermercado, sabia? Enfim.
Misture todos esses ingredientes secos e coloque num prato raso.

Agora é só pegar o frango marinado, passar muito bem na farinha de rosca temperada e deixar reservado. Aqui você pode até congelar o empanado, sabia? Envolva num filme plástico e deixe no freezer por uns dois meses. Nunca fiz, mas a receita diz que pode, então pode tá, vai por mim. De volta pro nosso filezinho crocante, esquente uma quantidade de óleo numa frigideira, o suficiente para cobrir metade do seu nugget. Frite por uns 3 minutos e depois vire. Colocar num outro prato com papel toalha e fim. 

Enfeite com uma cebolinha e salsinha picada, monte uma saladinha de alface, rúcula, tomates e lascas de queijo parmesão e você terá um almoço super saudável e gostoso. Olha o meu e deixe-se dominar pela inveja gospel.

Agora foi, você não tem mais desculpas de "não sei fazer nada na cozinha, nem cozinhar um ovo". Esses nuggets são mais fáceis que isso, ok? Xero pra vocês e me contem como ficou!

Serve 2 pessoas
Tempo de Preparo - 40 a 50 minutos

Nenhum comentário :

Postar um comentário