sábado, 28 de dezembro de 2013

Tudo acaba (e começa) em pizza!

Dilema para escolher a primeira receita do blog. "Tem que ser algo fácil, rápido e gostoso. Todo mundo gosta!". Óbvio que PIZZA! Quem não curte não é normal da cabeça (ou do estômago). Então vamos para a receita mais simples de pizza que você viu na vida.

Uma correção: ela na verdade não é uma piiiiiiiiizza de verdade. Ela nem leva molho de tomate e nem pode colocar senão a massa fica aguada, então não seja criativo nesse ponto, ok? Vamos à receita? 
  • 1 ovo grande
  • 1 xic de farinha de trigo sem fermento
  • Pitadinha de sal (não exagera porque ainda vai queijo :] )
  • 250 ml de leite integral
  • Manteiga para untar a forma
  • 50 g de queijo cheddar ou parmesão (ou os dois) ralado
  • 50 g de queijo cheddar ou mussarela ou coalho ralado no ralo grosso
  • Fatias de calabresa, pepperoni ou qualquer outra coisa que você goste e queira colocar (seja criativo, lembra?)
  • 1 forma entre 22cm e 30cm (quanto mais larga, mais fininha fica a massa)
(Você tem todos esses ingredientes que eu sei. Então deixe de onda e vá já pra cozinha fazer essa coisa linda e deliciosa!)

Já comece a bagunça preaquecendo o forno a 200º C. Em um refratário você coloca a farinha, o ovo, o leite e o sal. Bata até ficar uma massinha lisinha, sem bolota de farinha. É bom bater com um fouet.

Unte uma forma nas medidas que eu falei. Antes de despejar a mistureba na forma, junte o queijo ralado e misture mais. Se for o parmesão, procure comprar de uma marca melhor (mais cara mesmo). Senão jogue o que tem na geladeira mesmo, é você quem vai comer :p

Coloque a massa na forma e deixe a póbi assando por uns 30 minutinhos, a 200ºC. Quando o cheiro subir e tiver passado os 30 minutos, você tira, mas não desliga o forno!!! Coloque o recheio, que aqui sugiro ser um queijo coalho ralado grosso, umas rodelinhas fininhas de calabresa ou pepperoni e o meu amigo orégano. Leve de volta pro forno por mais 5 minutinhos, ou até seu queijo derreter. Pronto!

Dica: Não coloque coisa molhada, porque a massa vai absorver a água e vai virar uma panqueca ao invés de pizza. Nada de fatia inteira de mussarela ou molho de tomate. Até o azeite deixe pra colocar só quando for servir.

Enfeite o pratinho com o que você gosta. Eu fiz e "enfeitei" (tá é longe) com ketchup, mostarda dijon e batata palha. Tome com um vinhozinho e depois me conte se ficou linda e gostosa sua pizza de mentirinha.


Serve 2 pessoas
Tempo de Preparo - 40 a 50 minutos

Fonte: Adaptado do livro (Na cozinha com Nigella, de Nigella Lawson)

Um comentário :

  1. Adorei a receita, e mais ainda o passo a passo detalhado e recheado de literatura cearense..hehe
    Já tem uma leitora assídua garantida viu! Olhe olhe minhas receitas light.
    Beijos

    ResponderExcluir