sexta-feira, 18 de abril de 2014

Risoto de alho poró com ervilhas

Fazer risoto é um ritual culinário. Não é difícil, é apenas um ritual. Precisa de um tipo específico de arroz. Não pode sair de perto da panela e nem parar de mexê-la. O tempero é tudo num risoto, mas a consistência do arroz também é. Cada passo é importante. Você precisa experimentar, antes de terminar. Mas de uma coisa tenho certeza: vale a pena!

Não costumo fazer risoto, mas sempre me pergunto porque não faço mais vezes. Vai entender. Essa receita saiu de uma breve pesquisa de outras por aí, depois de um pedido/exigência de ter o passo a passo de risoto de alho poró aqui no blog. O pedido do leitor é uma ordem! Vamos à receita:
  • 1/5 litro de caldo de galinha aquecido (pode dissolver 2 tabletes de caldo de galinha em 1,5 l de água).
  • 1/2 xic de azeite
  • 1 cebola média cortada em cubinhos pequenos
  • 3 dentes de alho amassados
  • 2 xic. de alho poró cortado finamente em tirinhas
  • 1 e 1/2 xic de arroz arbóreo (não use o comum ou integral, porque não vai ficar a mesma coisa);
  • 200 g de ervilhas congeladas
  • 1 xic de parmesão ralado (não use aqueles de saco, pegue um pedaço do parmesão inteiro mesmo e rale no ralo grosso).
  • 1 col sopa de manteiga
Comece a receita fervendo a água e dissolvendo os cubos de caldo de galinha na água. Depois de ferver, pode desligar o fogo. Em seguida, refogue as ervilhas congeladas em uma frigideira, com azeite e 1 dente de alho, só pra descongelar e dar uma temperadinha nelas. Depois, aqueça o azeite em uma panela grande, doure a cebola e o alho restante. Em seguida, junte metade do alho poró e refogue. Junte só a metade agora, pra ter diferença de textura no final. Em seguida junte o arroz arbóreo. Não lave ele, como o arroz comum. Se você lavar, vai tirar o amido que dá a cremosidade do risoto. Misture bem com os legumes refogados. Tempere com uma boa pitada de sal e pimenta do reino. Agora começa a parte mais delicada do risoto.

Deixe a panela em fogo baixo e acrescente uma concha do caldo de galinha. Mexa bem até que o caldo seque. Depois acrescente outra concha de caldo de galinha, mexa e espere secar um pouco. Faça isso até que o arroz fique cozido al dente. Comigo, isso aconteceu pouco depois de usar 1 litro do caldo, mas depende muito da panela, da potência do fogo baixo, do quanto você mexe, do tipo de arroz, enfim. Pra não errar, basta experimentar. Se experimentar e estiver al dente, adicione as ervilhas refogadas, o restante do alho poró e mexa mais um pouco, cerca de 3 minutinhos. Em seguida junte o queijo, mexa um pouco e antes de servir, junte a colher de manteiga, pra dar aquele brilho de comida gostosa. Sirva em seguida e seja feliz.

Não disse que é uma arte? Aqui fez um sucesso danado. Depois me conta como ficou o seu. Xero e até a próxima!

Nenhum comentário :

Postar um comentário