sábado, 30 de agosto de 2014

Cheesecake de Nutella made in Ceará!

A máxima "nada se cria, tudo se copia" é bem presente na vida de quem cozinha. Esse é o sentido dos livros de culinária, blogs que demonstram receitas em vídeo ou texto (como o tudolindonacozinha) ou aquele livro antigo de receitas de sua tia-avó. Sinceramente, adoro copiar receitas que dão certo, mas a melhor parte é dar o seu (meu, no caso) toque pessoal. Foi assim que saiu essa Cheesecake de Nutella made in Ceará.

Nigella (minha diva-musa da culinária) tem uma receita infalível de cheesecake de chocolate com avelã, do último livro dela, "Nigellissima". É o tipo de receita que mesmo se der errado, dá certo. Você come e tem orgasmos gustativos. Simples assim. Como eu não queria simplesmente copiar a receita aqui pra vocês (até que não seria uma má ideia), resolvi dar um toque cearense na receita. Maxo, eu preferi a minha versão, ó? (Forgive me, Nigella!).

Para a massa:
  • 250g de bolacha maria ou maisena
  • 1/2 x de manteiga sem sal gelada (aproximadamente 100g)
  • 1 col sopa de Nutella
  • 2 col sopa de castanha de caju triturada
Para o recheio
  • 300g de cream cheese
  • 1/2 xic de açúcar de confeiteiro
  • o resto do pote de Nutella (use o pote de 350g)
  • 1/2 dose de cachaça (umas 2 colheres de sopa)
Para o preparo da massa, utilize um processador. Bata as bolachas com a manteiga até virar uma farofa seca. Em seguida acrescente a Nutella e a castanha e triture mais, até virar uma farofa úmida. Pegue uma forma de aro removível (20 - 22 cm) e cubra o fundo com a farofa. Nessa hora é importante você pressionar bem a massa com as duas mãos ou com as costas de uma colher. Leve à geladeira por alguns minutos.

Para o recheio, bata o cream cheese e o açúcar por uns 2 minutos na batedeira. Em seguida acrescente a Nutella e bata por mais 1 minuto. Retire o bowl da batedeira e misture delicadamente a cachaça. O recheio deve ficar bem leve, liso e macio. Despeje o recheio na base que estava na geladeira, polvilhe com castanha de caju triturada e leve à geladeira por umas 3 horas. Sirva em seguida.


Essa é a melhor cheesecake que comi na vida!!!! =OOOO

Sem palavras. Sério.

Nenhum comentário :

Postar um comentário