domingo, 18 de janeiro de 2015

Panquecas com recheio de frango, ricota e ervas, e molho branco.

2015. 1 ano e alguns dias depois do nascimento desse blog, (caraça, 1 ano já!) vou cumprir uma promessa que fiz no primeiro post do TLNC. Já leu? É a famosa Panqueca da Luzia (que Deus a tenha). Com ingredientes simples e básicos, você surpreende no almoço de domingo. Vou logo avisando que não é das receitas mais rápidas e práticas, mas é, sem dúvida, uma das mais econômicas. Super combina com começo de ano cheio de conta pra pagar, não é mesmo? São 3 etapas: massa, recheio e molho. Simbora:
 
Massa da Panqueca (ou crepe):
·         1 ovo
·         Farinha de trigo sem fermento
·         Leite
·         1 col sopa de queijo parmesão
·         Uma pitadinha de Sal

Bata tudo no liquidificador e deixe a massa descansando por 20 minutos. É bem importante você deixar a massa descansando. Dá tempo dos ingredientes se assentarem e criarem uma “liga” entre eles. Depois, aqueça uma frigideira antiaderente e coloque meia colher de chá de manteiga e espalhe bem na frigideira, no fogo médio. Coloque uma concha da massa na frigideira e vá espalhando a massa em movimentos circulares, até virar um disco de panqueca. Espere uns 2 minutos e vá soltando as beiradinhas. Vire a panqueca e deixe mais 1 minuto na frigideira. Importante: geralmente a primeira panqueca gruda, quebra, fica um grosopó só. Não se desespere, a próxima ficará melhor. Reserve os discos.

 Recheio de Frango com Ricota e Ervas:
·         400 g de peito de frango em cubos grandes (tempere-os com 2 dentes de alho, 1 col chá de orégano, ½ col chá de páprica picante, 1 col sopa de molho inglês e sal a gosto).
·         ½ cebola roxa picada
·         3 col sopa de azeite
·         1 col sopa de manteiga
·         200 g de ricota
·         Ervas do seu gosto (coloquei manjericão, ervas finas, orégano, coentro e salsa – aproximadamente 1 col de sopa de cada).
 
Tempere o frango e reserve por uns 15 minutos. Aqueça o azeite e a manteiga, doure a cebola e em seguida junte os cubos de frango. Deixe que dourem e reserve. Não jogue o molhinho que fica no fundo da panela! Vamos usar já.
Em um bowl, esfarele a ricota, junte as ervas e o frango desfiado. Junte o molhinho que ficou no fundo da panela e mexa bem. Experimente. Se precisar de sal ou pimenta, você acrescenta a seu gosto. Espere o recheio esfriar um pouco para poder rechear as panquecas.
 
Molho Branco:
·         1 col sopa de manteiga
·         2 col sopa de farinha de trigo
·         300 ml de leite integral
·         1 pitada de noz moscada
·         1 pitadinha de sal
 
Numa panela larga, em fogo baixo, derreta a manteiga. Em seguida, acrescente as duas colheres de farinha de trigo e mexa bem com um fouet, até ficar uniforme. Aos pouquinhos, acrescente o leite, mas sem parar de mexer. Se você parar, corre o risco do molho ficar empelotado. Quando terminar de acrescentar o leite, junte a noz moscada e o sal. Mexa mais um pouco, até que fique bem lisinho. Experimente e acerte o sal se quiser. Se achar que ficou fino demais, junte um pouco de farinha de trigo com leite ou espere ferver mais um pouco. Se ficou grosso demais, junte mais um pouquinho de leite. Reserve.

Montagem:
Unte um pirex/marinex com manteiga e distribua as panquecas já recheadas. Regue com o molho banco, coloque umas fatias de mussarela em cima e/ou queijo parmesão ralado. Leve ao forno médio por 30 minutos e sirva em seguida com aquele arroz branco bem soltinho. Hummmmmmm!
 

Curtiu? Um pouquinho trabalhosa, mas vale a pena! Comentem, deixem suas críticas, sugestões e reclamações. O TLNC agradece sua visita! Um XERO!

Rendimento: 3 porções
Tempo de preparo: 50 minutos + 30 de forno.

Nenhum comentário :

Postar um comentário