quinta-feira, 27 de março de 2014

Creme de Galinha, para iniciantes!

Oi, lindos e lindas! Demorei pra trazer delícias pra vocês, mas aqui está, agora com uma pegada mais básica. Isso mesmo. Básica e vou explicar o motivo. Alguns dos leitores não costumam se aventurar muito na cozinha. Eu me dou o direito de ficar pesquisando e inventando o que posso fazer de gostoso aqui em casa, o que resultou nas receitas postadas. Porém, outro dia uma amiga me falou: "Paulo, tu deveria ensinar o povo a fazer arroz branco, feijão e macarrão!". Ok, ok. Vou pegar bem leve em algumas receitas e ensinar o basicão mesmo. Algumas que postei aqui são bem fáceis, quase não dá trabalho. Mas, atendendo a esses pedidos, vou postar algumas receitas beeeeeem mais comuns no nosso dia a dia, ok?

Vamos começar com o item primordial daquela festa de aniversário que rola no quintal de casa ou no salão de festa do condomínio, mas que todo mundo ama. Creme de galinha! Olha os ingredientes:

  • 1 peito de frango (compra aqueles pacotes de 1 kg - vai render MUITO)
  • 1/2 xic chá de azeite
  • 1 cebola bem grande (cortada em cubos grandes)
  • 2 dentes de alho
  • 1 col chá de sal
  • 1 col chá de pimenta do reino
  • 1 cenoura pequena cortada em cubos
  • 1 batata inglesa cortada em cubos
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 1 col chá de açafrão ou colorífico (tipo coloral, sazon, algo pra dar uma corzinha)
  • 1 pão adormecido (pão carioquinha, de preferência)
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 lata de milho verde/ervilha
Não se assuste com o tamanho da lista, é mais fácil do que parece. Pra começo de conversa, o frango deve estar descongelado. Corte o peito em pedaços menores, para facilitar o cozimento. Inicie refogando a cebola e o alho no azeite. Adicione o sal e a pimenta em seguida. Quando a cebola estiver transparente, coloque o frango em pedaços. Refogue até que ele perca a cor de carne crua. Depois disso, acrescente a cenoura, a batata, o tablete de caldo de galinha dissolvido em 200ml de água quente e o açafrão ou colorífico. Deixe tudo cozinhando por 15 minutos, até que a água seque um pouco e os legumes fiquem cozidos. Depois desse tempo, apague o fogo, separe os pedaços de frango e deixe tudo esfriar. 

Agora começa a parte um pouco trabalhosa, que é desfiar o frango. Faça do jeito que preferir. Aqui em casa eu prefiro uns pedaços maiores. Jogue o caldo da panela, já frio, no liquidificador e bata tudo, junto com o pão adormecido. Jogue de volta à panela e junte com o frango desfiado. O creme deve começar a cozinhar novamente para você adicionar o milho verde/ervilha. Uma vez cozido, acrescente o creme de leite e desligue o fogo. Pronto, sua panela de creme de galinha para um batalhão está pronta!


Vale ressaltar que você pode ajustar o creme ao seu gosto. Tem gente que ainda coloca ketchup, mostarda, queijo ralado, molho inglês, requeijão, etc. Se você achar o creme fino, deixe cozinhar mais, até ele engrossar ou acrescentar amido de milho dissolvido em leite (eu não gosto de fazer isso, particularmente). Se você achou grosso, acrescente leite aos poucos, até ficar no ponto. É tudo uma questão de gosto. Espero que tenham curtido a receita. Xero grande e até a próxima! (prometo que não demoro!)

Rendimento: 6 pessoas
Tempo de preparo: 70 a 90 minutos

6 comentários :

  1. Respostas
    1. A receita acima serve 6 pessoas muito bem. Para 50, só multiplicar tudo por 8. Vai depender da fome do pessoal e dos acompanhamentos.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Rende muito bem para 6 pessoas! Dependendo da fome e dos acompanhamentos, claro. =)

      Excluir
  3. É obrigatório colocar o pão adormecido?

    ResponderExcluir