terça-feira, 4 de março de 2014

Rocambole de Batata

A memória gustativa que tenho do Rocambole de Batata que minhas tias-avós faziam me fez correr atrás dessa receita de família. Talvez seja a receita mais trabalhosa do blog até agora, mas com certeza não é a mais difícil e também está entre as mais gostosas. Esse prato serve muito bem como acompanhamento ou como prato principal, dependendo do recheio que você coloca. De qualquer maneira, se fizer só o rocambole, já tá bom demais. Olha como a receita é fácil:
  • 1/2 kg de batatas
  • 1 ovo
  • 2 col sopa de queijo ralado
  • 3 col sopa de leite integral
  • 1 col sopa de farinha de trigo
  • 1 col sopa de manteiga (bem cheia)
  • Sal a gosto

Preaqueça o forno a 200ºC. Cozinhe as batatas, ainda com a casca. Depois de cozidas e frias, descasque-as e passe-as pelo espremedor (ou amasse com um garfo). Junte os demais ingredientes e misture bem. Unte uma forma retangular e despeje a massa de batatas sobre ela. Leve ao forno por cerca de 45 minutos. Quando passar o tempo ou você notar que as bordas estão começando a dourar, retire do forno e espere a massa esfriar. É fundamental que a massa esfrie, senão corre o risco de quebrar quando for montar o rocambole. Desenforme a massa em uma superfície com um pano de prato. Se quebrar alguma ponta, não se desespere, junte as partes que na hora de enrolar fica tudo bonitinho. Recheie o rocambole a gosto (aqui em casa fiz uma carne moída bem sequinha). Enrole cuidadosamente a massa com o auxílio de um pano de prato, transfira para uma forma bonita, cubra com um queijo de sua preferência e leve ao forno por mais 5 minutos, para o queijo derreter. 

Gente, o cheiro que fica na cozinha é indescritível. Essa receita rende um rocambole pequeno. Sinta-se a vontade para dobrar a receita para servir a família. Espero que gostem. Xero!

Tempo de preparo 90 minutos
Serve 3 pessoas

Nenhum comentário :

Postar um comentário