sábado, 5 de julho de 2014

3 receitas em 1 post. Massa Podre, Empadinhas de Alho Poró com Bacon e Quiche de Espinafre e Ricota!

Nada melhor do que ver que seu trabalho é apreciado, não é mesmo? A página do Tudo Lindo na Cozinha no Facebook atingiu a marca de 300 seguidores. Definitivamente um sucesso! Para comemorar, trago um mega combo de receitas que são certeiras para entrada, guarnição e/ou prato principal. Agora você vai aprender uma receita infalível da chamada massa podre, que serve para empadas, tortas e quiches de todo tipo (até doces!). Também tem uma ideia para fazer empadinhas deliciosas e diferentes, além de uma tradicional quiche de espinafre com ricota. Vamos logo pros ingredientes? Primeiro a Massa Podre (ou massa quebrada, whateva'!):
  • 200 g de farinha de trigo sem fermento
  • 100 g de manteiga sem sal (gelada e cortada em cubinhos)
  • 1 ovo levemente batido (com 3 col sopa de água)
  • 1/4 col chá de sal
Comece peneirando a farinha e o sal, depois junte os cubinhos de manteiga. Misture com as pontas dos dedos, até virar uma farofa caroçuda (como a imagem ao lado). Faz um buraco no meio da mistura e junta o ovo batido com a água (basta bater numa tigelinha com um garfo mesmo, nada demais). Vá misturando a farofa com a parte líquida, com o auxílio de uma espátula. Não "sove" a massa, apenas misture até formar uma massa lisa. Se não ficar lisa, sem grudar na mão, adicione um pouco mais de farinha de trigo. Não leva mais que dois minutos pra isso acontecer. Embale num papel filme e leve à geladeira por 20 minutos. Ok, sua massa está pronta para ser usada nas duas próximas receitas. 

Vamos à Empadinha de Alho Poró com Bacon:
  • 1 col sopa de manteiga
  • 1 alho poró grande (cortado bem fininho, só a parte branca mesmo)
  • 1 folha de louro
  • 1 pitadinha de tomilho
  • 1 pitadinha de cominho em pó
  • 1 pitadinha de sal
  • 50 g de bacon
  • 100 g de cream cheese
  • 1 ovo + 1 gema
Derreta a manteiga em uma frigideira e junte o alho poró, louro, tomilho e sal. Mexa um pouco, tampe e deixe cozinhando por uns 5 minutos. Em fogo baixo, ok? Depois retire a tampa, tire o louro, coloque o cominho e mexa por mais uns 10 minutos, ou até secar a aguinha da frigideira. Reserve. Corte o bacon em cubinhos e jogue numa frigideira bem quente, sem uma gota de óleo. Os cubinhos de bacon ficarão crocantes e divinos! Depois é hora de fazer um creme que é coringa para qualquer torta salgada. Com a ajuda de um fouet, misture o cream cheese, o ovo e a gema. Bata bem até ficar uma mistura lisa e homogênea. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino. Agora vamos à montagem das empadinhas. Primeiro abra a massa até ficar com 1/2 cm de espessura. Pegue um aro ou um copo com 8 cm de diâmetro e corte as rodelas de massa. Unte forminhas de empada e coloque as tampinhas de massa nela, calcando bem a base, pra não ficar fofa. Usei uma forma de cupcakes, também funcionou. Depois coloque 1 colher de chá do alho poró, uns cubinhos de bacon e preencha com aproximadamente 2 colheres de sopa do creme de cream cheese. Não precisa tampar as empadinhas com mais massa. Leve ao forno por uns 20 minutos, em fogo médio. Se quiser deixá-las com um aspecto bem douradinho, pincele as empadinhas com 1 gema e deixe por mais uns 5 minutos. Depois deixe esfriar e desenforme. Olha que lindas: 


Como fiz uma receita da massa podre para duas receitas diferentes, usei um pouco mais da metade da massa para fazer 12 empadinhas. Juro que fazer essas empadinhas é mais fácil do que explicar como fazê-las. Você vai me entender. :)

Agora, last but not least, a Quiche de Espinafre com Ricota:

  • 1/2 col sopa de manteiga
  • 1 maço de espinafre (usei só as folhas, quase nada dos talos)
  • 3 ovos
  • 200 g de ricota
  • 100 g de cream cheese
  • Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
Lave as folhinhas de espinafre e corte-as em tirinhas bem fininhas. Derreta a manteiga em uma panela e jogue o espinafre. Tampe e deixe cozinhando por uns 10 minutos em fogo baixo. Enquanto isso, abra a massa podre e coloque-as em uma forma de 20 cm, sem esquecer de untar antes, ok? Faça furinhos com a ajuda de um garfo na massa já na forma. Isso ajuda que ela não quebre, cozinhe melhor e não forme bolhas. Leve para o forno médio por 20 minutos. Enquanto a massa está pré-cozinhando, bata os ovos, a ricota esfarelada e o cream cheese até formar um líquido lisinho, mas com as pelotinhas de ricota. Tempere com o sal, pimenta e noz moscada, a seu gosto. Depois, junte o espinafre à mistura líquida e coloque sobre a massa já pré-cozida. Mais 30 minutos de forno médio e sua quiche está pronta. Espere esfriar, para ficar mais fácil de desenformar. Se fizer em forma de aro removível, fica moleza. Prontinho, mais uma receita vegetariana de dar água na boca. Olha que linda, gente:


É isso. Ufa. Os amigos que experimentaram, aprovaram essas duas receitas. Selo tudolindonacozinha de qualidade garantido!

Pessoal, valeu pelas curtidas, pelos comentários e por me fazerem querer cada vez mais me desafiar para trazer coisas novas para o blog. Obrigado também ao meu amor, que me incentiva a fazer coisas que só me fazem bem. S2

Vejo vocês na próxima receita (será bombástica!). Xeroooooo!

2 comentários :

  1. Maria do Socorro Moreira6 de julho de 2014 15:06

    Querido Paulinho! Você é the best! Cheirinhos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!!! Que bom que curte o blog. Depois passa as receitas que a Sra anda postando lá no face. Dão água na boca de ver! Xero!!!

    ResponderExcluir