terça-feira, 21 de outubro de 2014

Spaghetti Cremoso com Camarão, Alho Poró e Leite de Côco

Certas receitas que invento de fazer e penso no meio do processo: "não tem nem como isso aqui ficar ruim. Até se der errado, tá certo!" É o caso desse spaghetti, que é mais uma ideia do que uma receita em si. Você mistura coisas deliciosas com outras coisas saborosas e depois é só comer. Tarefa difícil!

Como a maioria das receitas do blog, você pode substituir ingredientes similares, acrescentar temperos de sua preferência e inventar moda (também!). Então, anota a receita que fiz e adapta conforme seu sabor:

  • 400 g de camarão descascado
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 col sopa de azeite
  • 1 col sopa de manteiga
  • 1/2 cebola roxa
  • 2 dentes de alho
  • 1/2 talo de alho poró
  • 100g de cream cheese
  • 50 ml de leite de côco
  • Cebolinha e Salsinha para decorar
  • 250g de macarrão tipo spaghetti
Descasque e devene o seu camarão. Isso mesmo: de-ve-ne. Faça uma lasquinha no comprimento da parte de cima do camarão, com o auxílio de uma faca e tire aquela tripinha preta que tem dentro dele. Aquilo são as vísceras do bixinho. Dá um trabalhinho, mas contribui para o sabor e estética desse prato especificamente, vai por mim. Em seguida tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.

Numa frigideira grande e antiaderente, aqueça o azeite e a manteiga. Em fogo baixo, dê um susto no camarão. Coloque-os na frigideira, por não mais que 1 minuto, apenas para mudar que eles mudem para uma corzinha mais rosada. Se você cozinha muito ele fica borrachudo. Depois desse 1 minuto, reserve o camarão em um recipiente a parte.

Depois dessa primeira etapa, aconselho colocar logo a água pra cozinhar a massa. Quando ferver, jogue a massa e siga a orientação da embalagem. Eu prefiro a minha massa al dente, mas faça como você preferir, ok? Ah, outra dica é separar um pouco da água do cozimento do macarrão, para adicionar ao molho.

Para o molho, use a mesma frigideira em que você pré-cozinhou os camarões. Você não vai querer perder o sabor que ficou na panela, né? Aqueça mais um pouco de azeite e refogue cebola, alho e alho poró. Depois de uns 3 minutos, adicione o cream cheese, leite de côco e a água do cozimento, em fogo baixo. Espere o molho reduzir, até ficar num ponto que você goste. Depois é só jogar a massa cozida nessa frigideira, incorporar bem o molho à massa e servir em seguida. Joga um orégano ou uma cebolinha pra dar uma corzinha legal no prato. Os olhos e a barriga agradecem. Olha o resultado:
 

Juro que demora mais explicar do que fazer. É muito rápido e fácil gente, 40 minutinhos você tem um jantar digno de restaurante chique. Faz aí e me conta como ficou! Xero!

Rendimento: 2 porções (bem servidas!)
Tempo de preparo: 30 minutos

Nenhum comentário :

Postar um comentário