segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Contra Filé com Molho Barbecue

É com muito orgulho que digo: acertei fazer um bife! Sério, eu e as carnes não temos um relacionamento muito amistoso na cozinha. Só nos entendemos quando ela está moída. São raras as receitas que a carne que faço não fica dura, sem gosto, sem sal ou tudo isso junto. Mas, como todo mau relacionamento na nossa vida, devemos pensar e tomar uma atitude: EM FRENTE ou ENFRENTE! E eu resolvi enfrentar.

Peguei um bom bife de contra-filé, com a espessura de 1 dedo e o preparei como manda o figurino. Não coloquei sal e nem temperei com nada antes, selei o bife dos dois lados e as bordas numa frigideira com grill bem quente, não espetei o coitado e nem fiquei mexendo nele. Só temperei com sal e um pouquinho de pimenta depois de selado, mas ainda na frigideira. Deu certo! Pense aí na alegria! =D

Pra comemorar minha conquista culinaristica com vocês, vou compartilhar uma receita de um molho barbecue bem simples, mas delicioso e que super combina com esse tipo de carne. Se sobrar o molho, você guarda num potinho pra servir com o hambúrguer ou com batatinhas fritas.  Anota aí:
  • 4 col sopa de vinagre de vinho tinto
  • 4 col sopa de açúcar mascavo
  • 2 col sopa de molho de soja (molho shoyu)
  • 2 col chá de gengibre em pó
  • 8 col sopa de ketchup
  • 2 col sopa dos sucos da carne
Misture tudo numa panela, leve ao fogo médio e espere levantar fervura. Depois, deixe fervendo por 3 minutos e reserve. Depois de preparar a carne, pegue aquele "suquinho" que fica na frigideira ou no recipiente que você colocou a carne pronta e misture esse suquinho ao molho. Assim você dá um punch de sabor ao seu molho barbecue. E pronto!


Curtam, compartilhem e se deliciem aqui no blog. Xero pra vocês!

Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 2 porções

Um comentário :

  1. Que maravilha!!! Voce selou o bife na manteiga, oleo ou azeite?

    ResponderExcluir