sábado, 25 de julho de 2015

Crumble de Morangos

Imagina só: você convida os amigos para jantar na sua casa e quando perguntam qual a sobremesa você diz: Crumble de Morangos. Muito chique né? rsrsrsrs

Brincadeiras a parte, o crumble é uma sobremesa bem fácil de fazer, baratinha e super saudável. Aprendi como fazer no último curso que fiz e minha cabeça foi imaginando mil e uma possibilidades de fazer diferente. Fiz duas vezes aqui em casa e posso afirmar para vocês que o crumble de morango é sem dúvida uma das melhores variedades que vão existir. Então pega o caderninho e já combina com os amigos um jantar na sua casa, com direito a Crumble de Morango.

  • 300 g de morangos
  • 60 g de aveia em flocos finos
  • 60 g de manteiga gelada cortada em cubinhos
  • 30 g de açúcar mascavo
  • 15 g de farinha de trigo sem fermento
  • 30 g de nozes, avelãs ou castanhas picadas
  • manteiga sem sal para untar os ramequins
  • açúcar mascavo para polvilhar os morangos
Antes de começar, vale ressaltar que essa receita rende 3 ramequins médios, que seriam 3 porções individuais. Se for para mais pessoas, dobre as quantidades e pode também fazer em um refratário só, ok? Vamos lá: higienize os morango, tire os talinhos e corte em pedaços pequenos. Aqui eu cortei cada um em 4 pedaços. Reserve. 

A segunda parte é fazer a farofinha que dá o nome de crumble pra receita. Misture a farinha de trigo, manteiga em cubinhos, a aveia, o açúcar e as castanhas e misture com a ponta dos dedos, até virar uma farofa caroçuda. Reserve.

A parte final é untar seu refratário ou ramequins com manteiga sem sal. Coloque os morangos, polvilhe com um pouco de açúcar mascavo e cubra com a farofinha, dando uma leve "encalcada" nela. Leve ao forno em temperatura média por 15 a 20 minutos, ou até que a crosta fique douradinha. Retire do forno, espere esfriar um pouco e sirva em seguida.

Num disse que era fácil? Mais fácil que isso é chupar leite condensado direto da latinha (não façam isso, é feio!).

Curtam muito essa sobremesa saudável. Em breve trarei mais pratos assim. Xero e até a próxima!

Rendimento: 3 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Nenhum comentário :

Postar um comentário