domingo, 20 de setembro de 2015

Frango ao Molho de Pimentões

Esse lance de cozinhar, para mim, está cada vez mais sério. Depois de começar a dividir minhas receitas com vocês, fazer pequenos cursos na área, iniciar uma pós em gastronomia (mesmo desistindo depois de 2 meses), agora comecei a fazer um curso completo de Cozinheiro Profissional. Os mais íntimos sabem o quanto isso é importante para mim e que estou muito feliz com tudo isso. Mesmo sem ter começado as aulas de prática na cozinha, o aprendizado com os professores e colegas já está gerando frutos. Na última aula, cada aluno levou um prato que remetesse à sua história na cozinha. Dentre todos os pratos, um estava tão bom, tão bom, que eu pedi pra me ensinar a receita. Fiz no dia seguinte e já trouxe para vocês. Não saiu o mesmo prato que o colega levou, primeiro porque não me lembrei de todos os passos e segundo porque preferi dar aquele toque pessoal, com maneiras e ingredientes diferentes. Ficou muito bom e lindo. Vale muito a pena fazer para um almoço diferente, cheio de amor para sua família e amigos. Anota aí os ingredientes do Frango ao Molho de Pimentões:
  • 500 g de frango com pele (de preferência sobre-coxa, coxa ou peito)
  • 1 cebola roxa cortada em cubinhos pequenos
  • 3 dentes de alho
  • 1 cenoura cortada em tiras
  • 1/2 pimentão amarelo em tiras
  • 1/2 pimentão verde em tiras
  • 1/2 pimentão vermelho em tiras
  • Caldo de legumes (pode ser caseiro - 1 xícara; 1 tablete ou 1 sachê líquido)
  • 1 lata de tomates sem pele
  • 1 col sopa de páprica picante
  • 1/2 xic de vinho branco
  • Sal e pimenta a gosto
  • Azeite e manteiga

Aqueça azeite e 1 col sopa de manteiga em uma panela grande. Quando estiver bem quente, coloque os pedaço de frango (já temperado com sal e pimenta do reino) com a pele voltada para baixo. O intuito é fritar a pele, fazendo com que seu sabor solte para o fundo da panela. Não precisa fazer isso dos outros lados do frango. Retire o frango da panela e reserve. Em seguida, refoque na mesma panela a cebola e o alho, até que fique dourado. Em seguida junte os pimentões cortados em tiras, a cenoura e refogue por 3 minutinhos, com o caldo de legumes de sua preferência. Depois junte a lata de tomates e o vinho branco. Deixe ferver. Junte em seguida a páprica picante e misture bem. Volte o frango para a panela e deixe a panela tampada em fogo baixo por aproximadamente 25 minutos. Experimente o tempero do molho e o veja como está o ponto do frango. Acerte o tempero se necessário, ou deixe mais tempo para o frango cozinhar melhor. Se estiver tudo ok, retire a tampa da panela, aumente a chama do fogão e deixe o molho reduzir um pouco, para ficar mais saboroso ainda. Sirva ainda quente com um arroz branco.

Parece difícil, mas não é! E mesmo se fosse, vale a pena fazer! Os pimentões ficam doces e macios, o frango fica suculento e você não consegue não repetir. Vai por mim!

Dica 1: se sobrar molho, faça uma sopa! Bata tudo no liquidificador com 1 colher de requeijão e 1/2 xic de água. Fica divino!
Dica 2: se não gostar de frango com pele, pode fazer com o peito mesmo, mas não fica tão saboroso...
Dica 3: se não curte pimentões, sugiro processar todos os legumes no processador e refogar tudo ao mesmo tempo. O sabor fica, mas a textura muda.

Espero que façam e curtam a receita. Xero e até a próxima delícia!

Tempo de preparo - 45 minutos
Rendimento - 3 a 4 porções

Nenhum comentário :

Postar um comentário