sábado, 1 de fevereiro de 2014

Purê de Macaxeira

Hoje foi um daqueles dias em que as "lumbriga" quiseram comer algo específico. O desejo de comer macaxeira não passava, nem mesmo quando estava folheando meus livros em busca de receitas legais pra trazer pra vocês. Tinha que ser macaxeira. Me veio a imagem de um purê de macaxeira, tipo aqueles de escondidinho. Mas eu queria só o purê mesmo. Nunca fiz e resolvi me atrever (mais uma vez) rumo ao desconhecido. No final das contas, precisei acertar apenas o sal, mas o sabor era bem o que as "lumbriga" queriam mesmo. Vamos à minha receita de Purê de Macaxeira:

  • 500 g de macaxeira (usei em palitos já descascada, mas da próxima vez vou experimentar a natural mesmo)
  • 1 col sopa bem cheia de manteiga (se tiver manteiga da terra, melhor ainda)
  • 2 col sopa de requeijão
  • 1/2 xic de leite integral
  • 1 col sopa de queijo parmesão ralado
  • 150 ml de creme de leite
  • Sal e pimenta a gosto (usei pimenta do reino)
Cozinhe a macaxeira até ficar possível de amassá-la no garfo. Se preferir, use o espremedor de batatas, tanto faz. Na panela, derreta a manteiga e jogue o leite e o requeijão. Misture bem e junte com a macaxeira amassada. Tempere com o queijo ralado, sal e pimenta a gosto. Deixe cozinhar um pouco. Desligue o fogo e junte o creme de leite. Na hora de servir, rale um pedacinho de queijo coalho pro prato ganhar mais vida (aqui em casa eu ainda dei uma queimadinha com o maçarico pra poder tirar a foto pra vocês).

Você pode usar esse purê pra fazer um escondidinho de carne de sol. Pode ainda fazer bolinhos com um pedaço de queijo dentro, passar na farinha de rosca e fritar. Ainda pode comer puro mesmo (como eu fiz). =)

Espero que tenham gostado. Obrigado e voltem sempre! Xero!

Serve 4 pessoas
Tempo de Preparo - 60 a 80 minutos

Nenhum comentário :

Postar um comentário