quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Caçarola Italiana, muito prazer!

Como eu havia prometido nesse post aqui, estou investigando as receitas do antigo caderno de anotações de minha tia. Fiquei impressionado com a quantidade de tipos de bolo que ela tinha receita. Bolo Raquel, Luis Felipe, 1.2.3, de chocolate, mole, de coco, de banana e por aí vai. Como a semana está sendo meio punk de tempo, queria fazer algo prático, simples e que não demorasse 5 minutos pra fazer. Foi aí que vi a Caçarola Italiana. Olhei rapidinho na internet a cara dela e gostei! É muito parecida com um pudim, por causa da textura e também leva mel queimado como cobertura. Aparência ok, vamos para o gosto. Aí só tinha como saber se eu fizesse. Olha os ingredientes:
  • 4 Ovos
  • 2 xic de açúcar
  • 1 xic e 1/2 de leite
  • 5 col sopa de Farinha de Trigo
  • 2 col sopa de Queijo Ralado
  • 1 col sopa de Manteiga
Bata TUDO no liquidificador por 3 minutos. Enquanto bate, pré-aqueça o forno e unte uma assadeira. Pode usar uma reta ou com buraco no meio. Aqui em casa resolvi experimentar uma de silicone com detalhes que comprei fazia séculos e nunca tinha usado. Unte a forma e despeje o líquido. Não se assuste, a massa fica bem líquida mesmo. Leve pro forno a uma temperatura médio-baixo (180º C) por uns 45 minutos, ou até ficar bem douradinho e firme. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira. Fica melhor de desenformar esse bolo sem quebrar se você deixar ele bem gelado. Umas 4 horas de geladeira resolve. Desenforme, faça uma calda de açúcar queimado e despeje por cima do seu bolo. Se preferir, polvilhe com açúcar e canela. Olha como fica lindo:

Minha calda não ficou legal, por isso não coloquei no meu. Tava tarde e não queria perder a oportunidade de postar essa receitinha pra vocês. Mas boa sorte com sua calda aí. A Caçarola Italiana é uma ótima sobremesa. Minha tia não me decepcionou. Vale a pena fazer viu? Xero pra vocês!

Serve 8 pessoas
Tempo de Preparo - 40 a 50 minutos

Nenhum comentário :

Postar um comentário