sábado, 4 de janeiro de 2014

A minha receita de almôndegas

Essa foi uma das primeiras receitas que fiz e que pensei: ei, isso ficou muito bom e fui eu que fiz! Não poderia deixar de repassar para vocês. Além de ser fácil e rápida, é super gostosa. Arrisco a dizer que é o meu carro chefe. Se você vier almoçar na minha casa pela primeira vez, muito provavelmente farei essa receita. Vamos à ela:

  • 300 g de carne moída
  • 1 ovo
  • 3 col sopa de farinha de rosca (lembra da receita do empanado de frango?)
  • 3 col sopa de queijo parmesão ralado
  • 1 cebola pequena ralada
  • 1 col chá de molho inglês
  • 1 col chá de tomilho, ervas finas, orégano ou alguma erva de sua preferência
  • Sal e pimenta a gosto (eu sempre coloco 1 colherzinha de tabasco S2)

A primeira parte da receita é bem fácil. Só juntar todos os ingredientes acima, com a mão mesmo, mas sem apertar! Se você apertar, a almôndega não vai ficar tão macia e suculenta. Acenda o forno, numa temperatura média. Separe uma forma de vidro grande (tipo marinex) e unte-a com azeite. Faça pequenas bolinhas com a mistura da carne (essa receita rende entre 25 e 30 almôndegas). Lembre-se de não apertar! Coloque as bolinhas no marinex, leve ao forno por aproximadamente 15 minutos. Ao final desse tempo, as almôndegas estarão pré-cozidas (foto ao lado)

Você vai mergulhá-las em um molho de tomate, que pode ser como esse:
  • 1  cebola ralada
  • 1 col sopa de azeite
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 lata de tomates inteiros com molho (ou 1 tomate grande com uma lata de molho de tomate)
  • 1 medida da lata de água fervente
  • 1 col chá de açúcar
  • 1/2 col chá de sal
  • Pimenta a gosto
Refogue a cebola e o alho no azeite, junte os tomates, o açúcar, sal e pimenta, e depois a água. Deixe ferver no fogo baixo por 10 minutos e seu molho de tomate está pronto. Eu costumo usar esse mesmo molho para fazer pizza. De resto, é só juntar as almôndegas ao molho e ser feliz.

É uma receita bem barata e tenho certeza que vai fazer muito sucesso no almoço de domingo. Bom apetite!

Serve 6 pessoas
Tempo de Preparo - 40 a 50 minutos

Nenhum comentário :

Postar um comentário