terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Brigadeiro de Cachaça. Eita pau!

Imagine a seguinte cena: você convida seus amigos e amigas para um jantarzinho e oferece de sobremesa um singelo brigadeiro. Todos comem e dizem: aqui tem algo diferente, que eu gosto, mas não tô lembrando o que é. Você dá um sorriso e diz: foi feito com amor, só isso. (mas internamente você solta aquela risada malévola e pensa: CACHAÇA muahahahahahaha).

Brincadeiras a parte, o brigadeiro de cachaça é considerado uma sobremesa gourmet. É povo lindo, se você estivesse na Europa e abrisse uma brigaderia por lá, ficaria rico em dois tempos, só de vender esse docinho brasileiro com um sabor genuinamente brasileiro de cachaça.

A receita é super fácil mas tem uns truques. Olha só:

  • 1 lata de leite condensado
  • 100 g de chocolate ao leite (pedacinhos de barra)
  • 2 col sopa de chocolate em pó (não use achocolatado. Lembra que é gourmet?)
  • 1 gema
  • 1 dose de cachaça de sua preferência (das boas, hein?)
Misture todos os ingredientes, com exceção da cachaça, leve ao fogo médio, mexendo sempre até ficar no ponto de brigadeiro (quando você passa a espátula no fundo da panela e o brigadeiro demora um pouquinho pra se juntar de novo). Chegou no ponto do brigadeiro, desligue o fogão, tire a panela e coloque-a numa superfície em que possa descansar. Junte a mardita da cachaça, mexendo logo em seguida. Você vai perceber que o álcool vai evaporar imediatamente. É assim mesmo, porque, no final das contas, a cachaça é só pra dar um gostinho diferente. Eu confesso que não me empolguei muito quando li a receita, mas fiz essa para agradar meu amor. Não sou fã de cachaça, mas o gostinho desse brigadeiro é realmente especial. E ai? Já está tirando a poeira da cachaça do seu pai guardada há anos para fazer essa delícia?


Tempo de Preparo - 20 a 30 minutos

Receita linda adaptada do livro Brigadeiros Gourmet :)

Nenhum comentário :

Postar um comentário