terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A minha receita de Bolo Fofo (o famoso bolo de bolo)

Chegar numa casa e ser recebido com a pergunta "Quer um pedacinho de bolo?" é muito bom, né? Melhor ainda é se a casa for sua e você vai poder pegar um pedacinho singelo do bolo de bolo. É bolo de bolo mesmo, sem cobertura ou nenhuma outra afrescalhação. Ideal para tomar com um cafezinho, levar como lanche para o trabalho ou servir para a visitinha, o Bolo Fofo é imbatível. Gostoso, simples e barato de fazer. Com algumas dicas aqui do blog você pode até começar a vender seus bolinhos, que tal?

Ah, importante lembrar que essa receita na verdade é uma versão adaptada de uma outra receita da minha amiga Estefânia, boleira federal! Sabe dizer se o bolo está bom ou não só em pegar um pedaço. Um dia eu chego lá. Mas vamos deixar de enrolação e ir para a receitchinha:

  • 2 xic de açúcar
  • 200 g de margarina
  • 4 ovos
  • 3 xic de farinha de trigo com fermento
  • 1 xic de leite integral
  • 1 col sopa de suco de laranja ou limão (ou se não quiser nem coloca, pra ficar com mais gosto de bolo mesmo)
  • 1 col chá de essência de baunilha
  • 2 col sopa de creme de leite
Dicas para qualquer preparo de bolo: 1- Pré-aqueça o forno a 210ºC (colocar a massa do bolo em forno frio é pedir pra ele solar). 2- Tome cuidado para utilizar somente ingredientes em temperatura ambiente. 

Bata o açúcar, a margarina e as 4 gemas por 5 minutos ou até virar um creme denso e esbranquiçado (eu uso batedeira, não vou nem mentir). Depois junte o leite e a farinha de trigo aos poucos, para não empelotar (aqui vou na mão mesmo, com o auxílio de um fouet). Enquanto isso, seja esperto e deixe as 4 claras e o suco de limão ou laranja trabalhando na batedeira até ficar em ponto de neve, bem firme. Acrescente a baunilha e o creme de leite à massa. Depois, beeeeem lentamente e suavemente, acrescente as claras em neve. Unte e enfarinhe uma forma com buraco no meio e jogue a massa. Se você sentir no seu coração que tem muita massa na forma e o troço vai derramar, não coloque tudo. Coloque o resto em forminhas de cupcake ou em outra forma menor. Se poupe de limpar a melecada no forno (experiência própria). Deixe o seu bolo fofo lindo no forno até ele ficar douradinho e pronto, algo em torno de 35 minutos. Não seja ansioso e fique abrindo o forno de 5 em 5 minutos, porque ele vai solar. 

Para saber se está pronto MESMO, faça o velho truque do palito. Se você enfiar o palito e ele sair limpinho, seu bolo está pronto. Espere esfriar para desenformar. Depois coma! =D


Fácil né não? É sim, deixe de drama. Xero!

Serve 10 pessoas
Tempo de Preparo - 50 a 80 minutos

Nenhum comentário :

Postar um comentário